1 de setembro de 2011

What if today was your last day?


  Você já parou pra pensar o que faria se hoje fosse seu último dia? Se não, pare e pense.
Eu dou aula de inglês no curso de extensão da universidade, e hoje levei uma música para meus alunos refletirem e relaxarem antes de começarmos a 2ª unidade do livro. A música é - If today was your last day, de Nickelback. (clipe à esquerda). 

   Sempre gostei dessa música, desde o primeiro momento em que a escutei, acho que é porque ela me faz pensar no quão inconsequente eu estou sendo com minha própria vida. 
Não podemos deixar a vida passar por nós como se fosse algo sem importância. A vida acaba sabia? 
    Acredito que quando vivemos o presente esperando o futuro, esquecemos de viver de verdade, de aproveitar cada momento, de não se importar com coisas irrelevantes. Acabamos por guardar mágoas passadas, se apegar a um passado que não volta mais, quando na verdade deveríamos estar dando o melhor de nós mesmos, para nós e para os outros.
    Hoje questionei meus alunos, perguntando "E se alguém chegasse e dissesse, Fulano, hoje é seu último dia na vida, amanhã você não existirá mais" o que vocês fariam? Eles ficaram pensativos, meio que calados, alguém disse que nem iria dormir. Mas se hoje fosse o MEU último dia, de uma coisa eu teria certeza, eu iria me arrepender de muita coisa que fiz, e que deixo de fazer todos os dias. Ia perceber que um dia é pouco pra tapar todos os pequenos buracos criados ao longo da vida. Eu sou uma pessoa muito acomodada, gosto de adiar as coisas até o ultimo momento. Mas não devo adiar mais nada, pois um dia pode ser tarde pra tentar ser uma pessoa melhor, mais educada, mais responsável, mais gentil. Um dia pode ser tarde pra falar a todas as pessoas que eu amo o quanto as amo de verdade. Meu avô já dizia que não devemos deixar pra amanhã o que podemos fazer hoje, o conselho é antigo, mas assim como minha querida amiga Sheyla Mayra diz, as vezes pensamos tarde demais no que deveríamos ter feito, e aí não dá mais pra voltar atrás. 
    Eu só quero dizer com isso, assim como a música diz por mim, que não importa quem você é, nem o que você faz. O importante é aproveitar cada dia como se fosse o último, buscando sempre fazer o bem, pra si e para o outro. Não devemos levar a vida como se amanhã pudéssemos resolver o que devemos resolver hoje, o amanhã pode não chegar, e pensar nisso é angustiante. Não queira reviver o passado, apenas guarde as lembranças boas. Não queira viver o futuro, fazendo isso você perderá o presente.  "Não adianta viver sonhando e se esquecer de viver" disse Alvo Dumbledore. Seja você mesmo, mesmo quando o mundo quer que você seja outra pessoa. Não podemos voltar atrás e mudar nossa história até o agora, mas podemos mudar agora, e viver agora, e ser feliz agora. O amanhã é incerto demais para confiarmos nele. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algo a dizer ? Comenta!