29 de setembro de 2013

Mas porque tudo ficou assim, de cabeça para baixo?

Até um dia desses eu não era uma pessoa muito crítica, na verdade, eu não tinha motivos pelos quais achar que algo estaria errado.
Hoje eu parei para pensar e refletir um pouco sobre as ações das pessoas ao meu redor, e sobre minhas próprias ações enquanto pessoa, enquanto cristã, enquanto educadora, enquanto cidadã.
Ao refletir me senti triste e decepcionada. Tudo está de cabeça para baixo. Algumas pessoas esqueceram alguns simples gestos que fazem toda a diferença.
E me pergunto, a gentileza, a educação, o respeito para com o outro estão em que posição na lista de prioridade dessas pessoas?
Tenho visto algumas situações que me incomodam bastante, pois tenho observado o quanto a sociedade está cheia de gente cega, mas cega para a necessidade dos outros.
Vamos começar pela sala de aula, que é onde eu fico a maior parte do tempo. Tenho alunos que não sabem respeitar o momento de explicação do conteúdo. Fingem que não tem ninguém à frente deles, tentando transferir um pouquinho de conhecimento que seja, e conversam, me viram as costas, e ignoram o que está sendo dito. Respeito é algo que eles desconhecem, e se fazem isso dentro da sala de aula, é porque fazem em casa. O que custa calar para ouvir o que o outro diz? Será que o que tem a dizer é mais importante que o que o outro tem a dizer? Não se pode esperar nenhum pouquinho?
Em outro momento me perguntei "Quanto egoismo há em ocupar dois assentos no onibus, um com sacolas, quando há uma pessoa em pé por não haver mais cadeiras vagas?" Isso me deixou tão chateada! O que custava colocar as sacolas no chão e ceder a vaga ao outro? O que custa também ceder o lugar a um idoso, que tem no minimo o dobro da minha idade? O que custa dar bom dia ao motorista? Eis que o EGOismo domina o coração das pessoas, e elas já não sabem comportar-se como parte de um todo, são auto-suficientes, até que se prove o contrário, até estarem na posição do outro e sentirem-se invisiveis e humilhadas.
Paro para pensar ainda no papel de bala que jogam ao chão, no copo descartável que não vai parar no lixo simplesmente porque "Ah, já tem tanto lixo na rua".
Venho me cansado disso, desse comportamento tão indiferente. As pessoas esqueceram que em determinados locais nos comportamos de determinadas maneiras. Hoje mesmo fui a missa e fiquei me perguntando o porque de tantas pessoas estarem conversando, como se estivessem em uma festa. Ou o porque as pessoas vão à igreja com roupas tão descompostas. Agir desses modos na casa de Deus é desrespeitoso, e muitas pessoas apenas ignoram, porque no mundo delas tudo é permitido até onde as agrada.
Venho me chateando com esse não respeito, com essa não gentileza, com esse fato de ninguém considerar o que o outro pensa, ou sente. Ou melhor, com essa sensação de todos agirem por si mesmos, não se importando se o que fazem agride ou não o outro, um grupo, ou a sociedade como um todo.
Aí me pergunto, cadê?
Cadê o respeito, a sensibilidade, a humildade, a empatia, a razão?
Devem estar perdidas no meio desse mundo, revirado pelo avesso, de cabeça para baixo, tão bagunçado. :(

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algo a dizer ? Comenta!